3D Secure - alto nível de segurança contra fraudes em tempo real


Protocolo desenvolvido pelas principais bandeiras de cartão do mundo, que oferece alto nível de segurança nos pagamentos online.


A função do 3DS é proteger as vendas online de estabelecimentos comerciais, contra os riscos de fraude, e está disponível na plataforma PayLink, no plano MEGA, com as adquirentes Cielo, Rede, GetNet e Adiq.

  • "Verified by Visa" é o programa 3D Secure da Visa

  • "MasterCard SecureCode" é o nome do programa 3D Secure V1 da MastercardO programa 3D Secure V2 da Mastercard será chamado "Mastercard Identity Check"

  • "Safekey" afeta somente a American Express (ainda não disponível no Brasil)

Uma transação autenticada 3DS, com transferência de responsabilidade para o banco, significa uma venda segura e mais garantida, pois o banco emissor do cartão de crédito do cliente, assume o chargeback, caso haja contestação de pagamento. Sem o 3DS, a responsabilidade recai integralmente sobre a loja.


Como funciona


Quando acionado, o checkout do PayLink redireciona o consumidor para a página do banco dele, onde o mesmo terá de se autenticar com uma senha digital. O processo ocorre da mesma forma quando fazemos um DOC ou uma TED via app do banco, ou seja, dentro do ambiente do banco, onde é adicionada uma camada extra de proteção, com autenticação de dois fatores, por exemplo, senha e token.

Nem todas as transações passam por este protocolo, existe um critério de avaliação de risco por parte das bandeiras e dos bancos. Para identificar a transação, verifique o status do pagamento no painel de PayLinks enviados:

  • PAGO - transação padrão e

  • PAGO-3DS - autenticado pelo banco

Assim, você libera a venda com muito mais tranquilidade.


Vale ressaltar que este serviço (3DS) é oferecido pelas bandeiras e bancos, sendo que o PayLink não se responsabiliza por transações não autenticadas ou autenticadas sem transferência de responsabilidade.

Para quem se aplica


Dependendo do volume de links que você envia, público alvo, PF ou PJ, segmento em que atua etc, pode haver algum impacto na conversão das suas vendas. O cliente pode se sentir inseguro ao ter que digitar sua senha bancária numa tela que não sabe ao certo se é mesmo do banco, e o processo de pagamento se torna mais lento ou deixa de ser concluído, portanto, recomendamos alertar sobre o processo de pagamento.


Outra particularidade do protocolo 3DS, é que os pagamentos só podem ser efetuados a partir de computadores com o app do banco e o respectivo dispositivo de segurança (guardião) instalados. Celulares, tablets e outros dispositivos móveis não são permitidos ainda nesta versão 1.0.


Em breve, uma versão aprimorada (2.0) vai melhorar o fator de análise de risco por parte dos bancos, e a experiência do usuário, tornando o processo mais fluido para o consumidor. Isto vai permitir o acesso a partir de qualquer dispositivo conectado, de forma simplificada e mais segura.

Curiosidade publicada no site da Visa:



© 2018-2021 - PAYLINK - Todos os direitos reservados - CNPJ: 24.604.796/0001-50  Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041 - Bl. B - 5o a.

Vila Olímpia - São Paulo - SP - CEP 04543-011 Tel.: +55 (11) 2844-8520 - WhatsApp: +55 11 4119-4969      Termos de Uso e Política de Privacidade